Executive Master de Marketing Farmacêutico

O Executive Master de Marketing Farmacêutico da IHBSHealth Business School é uma evolução da Pós-Graduação de Marketing Farmacêutico que foi desenvolvido por uma empresa (CAF) em parceria com a Ordem dos Farmacêuticos.

É este projeto – que teve 11 edições entre Lisboa a Porto – que agora é reforçado com valências que estavam em falta, com um Corpo Docente de excelência, fará juz ao lema da IHBS – Health Business School: “Formar os Líderes de amanhã, com a experiência dos Líderes de hoje”.

O Marketing Farmacêutico é uma disciplina fundamental no atual enquadramento do mercado, o qual, recorde-se, regista constantes mutações de dinâmica comercial, uma concorrência cada vez mais agressiva e uma preparação, habitualmente, inadequada dos seus intervenientes, em especial dos que provêm da área das Ciências da Saúde.

Por este conjunto de razões, a formação neste domínio – para todos os que pretendem ganhar mais competências no sector farmacêutico – assume especial importância quer no plano individual, quer, naturalmente, no plano empresarial, independentemente da organização em que estiverem inseridos, farmácia ou outras, confrontadas que estarão com uma crescente necessidade de ganhos de competitividade nos curto e médio prazos.

Marketing Farmacêutico Creditação Creditacao OrdemdosFarmaceuticos

Objectivos

Em termos gerais, os participantes do Executive Master de Marketing Farmacêutico, devem ficar aptos a:

  • Realizar a gestão eficiente de um produto, de uma marca ou de processos de marketing numa farmácia comunitária, desde a estratégia à operacionalização, passando pela componente técnica, regulamentar e financeira;
  • Implementar um novo produto / serviço ou um relançamento, considerando a sua comunicação no segmento de mercado-alvo e fazendo-o corresponder aos interesses do propenso cliente;
  • Elaborar um Plano de Marketing, definindo objectivos, monitorizando-o e efectuando ajustes ao mesmo, sempre que necessário;
  • Maximizar o retorno dos investimentos através da exploração de um Marketing Mix diversificado, incluindo a componente digital;
  • Construir “marcas” sustentáveis, incluindo a de uma farmácia ou empresa do sector farmacêutico que respondam às exigências do mercado, perpetuando o sucesso ao longo do tempo.

Destinatários

São destinatários do Executive Master de Marketing Farmacêutico os farmacêuticos e outros profissionais dinâmicos que pretendam desenvolver competências para trabalhar no sector de Marketing nas áreas de:

  • Farmácia Comunitária;
  • Indústria Farmacêutica;
  • Análises Clínicas;
  • Distribuição Grossista;
  • ou outros.

Executive Master em Marketing Farmacêutico é ministrado por um grupo de especialistas no Marketing Farmacêutico, sendo cada módulo assegurado por um líder nessa matéria.

“A Formar os Líderes de amanhã, com a experiência dos Líderes de hoje.”

António Hipólito de Aguiar

Docente dos módulos de:

Marketing de Serviços

Merchandizing e Vendas

Gonçao Sousa Rodrigues

Formador do Módulo de:

Análise Financeira

Hugo Mendes

Docente dos módulos de:

Mercado Farmacêutico

João Cristóvão Martins

Docente dos módulos de:

Market Access

João Geraldes

Docente dos módulos de:

Marketing Digital

João Paulo Vaz

Júri de Avaliação dos Projetos

Jorge Pereira

Docente dos módulos de:

Circuitos de Distribuição

Maurício Barbosa

Maurício Barbosa

Docente dos módulos de:

Aspetos Regulamentares

Miguel Papança

Docente dos módulos de:

Introdução ao Marketing Farmacêutico

Marketing Mix

Nuno Albino Santos

Docente dos módulos de:

Gestão da Força de Vendas

Plano de Marketing

Vitor Coelho

Vitor Coelho

Docente dos módulos de:

Desenvolvimento Estratégico

Plano de Marketing

Carga Horária

100h + Projeto

Número de Participantes

Entre 20 e 40

Propinas

Membros da Ordem dos Farmacêuticos:

  • 1250€ (pronto pagamento)
  • 1500 € (pagamento em 3 prestações)

Externos:

  • 1650€

Horário

Sessões presenciais

  • Sexta-feira das 19h30 às 22h30
  • Sábados das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30

Calendário

  • Início:              26 de Setembro de 2019
  • Término :        11 de Janeiro de 2020

Avaliação

O sucesso no curso é passível de Avaliação Final, sobre a qual pesa um projecto de Plano de Marketing concreto a realizar em grupo, além do desempenho individual de cada participante em cada módulo.

O Projecto de Plano de Marketing importa ser muito próximo da realidade seja da Farmácia Comunitária, da Indústria Farmacêutica, de Laboratório de Análises Clínicas ou outro.

Conteúdo Programático

Conceitos Gerais de Marketing
Grandes diferenças entre Marketing e Marketing Farmacêutico (especificidades)
Tendências atuais do Marketing, perspetiva do Marketing Farmacêutico
Evolução recente e esperada do Marketing Farmacêutico
Proximidade do Marketing às Vendas
Papel do Product Manager e do Business Unit Manager

3 horas

Miguel Papança

Farmacêutico, pós-graduado em Marketing Farmacêutico e em Publicidade ao medicamento, MBA em Gestão Hospitalar, é Doutorando em Administração de Unidades Públicas de Saúde. Trabalhou na Novartis, Servier e Pfizer responsável por vários produtos. É agora Senior Market Access Manager na Gilead. Teve vários cargos na Ordem dos Farmacêuticos e é formador nas matérias de sua especialidade há mais de 15 anos.

Mercado Farmacêutico Atual: Classificação, Caracterização e Tendências

  • Mercado de Ambulatório
  • Mercado Hospitalar
  • Genéricos
  • OTC’s
  • Medicamentos Veterinários

Caracterização do cliente no mercado farmacêutico

  • Médico (especialidades)
  • Farmacêutico (Hospitalar e Comunitário)
  • Enfermeiro
  • Doente

Diferentes players do Mercado Farmacêutico

Os diferentes interlocutores da Indústria Farmacêutica no Mercado Farmacêutico

  • Delegados de Informação Médica
  • Delegados de Informação Farmacêutica
  • Key Account Managers
  • Serviço de Clientes
  • Departamento de Qualidade

Análise prática de dados

9 horas

Hugo Mendes

Licenciado em Marketing e Publicidade, especializou-se em Market Research. Começou a sua carreira na McCann Erickson, passando depois pela SEB como Product Manager. Mas foi na IMS Health, hoje IQVIA que tem feito grande carreira no Marketing e Relação com Cliente. Formador no âmbito de Mercados desde há mais de uma década.

Research

Fontes de dados

Negócios em contexto B2B e B2C

Relevância das variáveis/KPIs de análise de mercado

Ambiente farmacopolítico

Análise externa e caracterização de um mercado

Análise da concorrência

Análise interna empresa/produto

SWOT

9 horas

João Cristóvão Martins

Farmacêutico, graduado em Marketing, mestre em Gestão Hospitalar e em Acesso económico ao medicamento, MBA em Gestão Farmacêutica. Começou a carreira na logistica (Sodilog), foi BUM na DLA Farmacêutica. No INFARMED foi Diretor de Acesso ao Medicamento. Actualmente é Diretor de Market Access na Gilead. Desde há mais de uma década que é docente em várias entidades.

Estratégias de diferenciação

Plano Estratégico

  • Segmentos-Alvo
  • Posicionamento

Plano de Acão

  • Ações Prioritárias
  • Medidas de Avaliação e Monitorização

Definição de Objetivos

Estratégias conforme produto (MSRM, MNSRM, Dispositivos Médicos, Dermocosmética, Suplementos alimentares, …)

9 horas

Vitor Coelho

Licenciado em Gestão e Marketing, com especialização em Marketing Farmacêutico. Desenvolveu carreira no campo do Marketing em várias empresas referentes à indústria farmacêutica, nomeadamente na Jaba Recordati. Desde há vários anos desenvolve funções relacionadas com o Marketing na BIAL.

Produto

  • Conceito, características e interpretação de produto na área farmacêutica
  • Diferentes caracterizações dos diferentes produtos de venda no mercado farmacêutico
  • Portfólio de produtos

Promoção

  • Conceito, características e interpretação de promoção na área farmacêutica e suas limitações legais nos diferentes canais de promoção
  • Promoção de medicamentos de venda livre
  • Promoção de medicamentos de venda sujeita a receita médica

Preço

  • Conceito na ótica do Marketing, características e interpretação de preço na área farmacêutica

Distribuição

  • Conceito, características e interpretação de distribuição atual na área farmacêutica
  • Logística a Montante
  • Logística a Jusante

O valor do Marketing de Serviços – Diferenciação

  • Processos
  • Pessoas
  • Evidência física

O plano de contingência: como e quando definir?

9 horas

Miguel Papança

Farmacêutico, pós-graduado em Marketing Farmacêutico e em Publicidade ao medicamento, MBA em Gestão Hospitalar, é Doutorando em Administração de Unidades Públicas de Saúde. Trabalhou na Novartis, Servier e Pfizer responsável por vários produtos. É agora Senior Market Access Manager na Gilead. Teve vários cargos na Ordem dos Farmacêuticos e é formador nas matérias de sua especialidade há mais de 15 anos.

Código Deontológico

Estatuto do Medicamento

Publicidade a MSRM, MNSRM e Dispositivos Médicos junto de profissionais de saúde e junto do público

Publicidade a Cosméticos

3 horas

Maurício Barbosa

Licenciado em Ciências Farmacêuticas, Doutor em Farmácia, com várias Pós-graduações, designadamente no MIT. É Professor na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto em diversas cadeiras dos diversos níveis académicos. Investigador principal no CEQUIMED-UP. Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, exercendo entre 2009 e 2015. São inúmeros os cargos e as intervenções que tem realizado.

Marketing de Produtos vs Marketing de Serviços

Ciclo de serviços

Dependência do cliente

Qualidade de serviços

Valor

Solução > Produto + Serviço

9 horas

António Hipólito de Aguiar

Farmacêutico, Mestre em Economia Internacional e Doutorado em sócio-Farmácia. Exerceu funções de gestão de marcas na indústria farmacêutica, sendo actualmente proprietário e Director Técnico de uma Farmácia em Lisboa. Autor de diversos livros (14) que versam, entre outras, temáticas ligadas à área do medicamento e de gestão e comunicação em farmácia comunitária, exerce igualmente docência universitária no curso de Ciências Farmacêuticas. Exerceu diversas funções associativas no âmbito de organizações profissionais como a Ordem dos Farmacêuticos e cooperativas de distribuição farmacêutica, desenvolvendo igualmente actividade de consultor e formador nas áreas de comunicação, gestão e marketing.

Marketing Digital 1.0; 2.0, 3.0, …

Oportunidades e Valor na área farmacêutica para o Marketing Digital

Social Marketing

SEO e métricas

Meios ao dispor

6 horas

João Geraldes

Licenciado em Gestão Empresarial,, Mestre em Gestão e Doutor em Gestão, Estratégia e Posicionamento. Tem exercido funções de marketing e gestão em empresas tais como FuturKids, Comnexo/ONI, Novabase, Select/Vedior, DrinkSPOT, Data Recover Center,  WinTrust, Timestamp, TSG, Akapeople, GetConsulting e 2B-On. É Professor assistente no ISCTE, tendo leccionado em diversas entidades de ensino superior e formação profissional.

Distribuição farmacêutica

O circuito do medicamento

Boas práticas da distribuição

Gestão de Stocks

3 horas

Jorge Pereira

Licenciado em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, desde muito jovem tem vindo a exercer funções na OCP, desempenhando à data funções de Diretor de Marketing e Vendas.

A importância da Força Vendas na implementação do Plano

Como Gerir a Força de Vendas

Comunicar com a Força de Vendas

Motivar a Força de Vendas

O Marketing da Força de Vendas

  • Os materiais Promocionais

3 horas

Nuno Albino Santos

Licenciado em Gestão e Marketing, MBA e Mestre em Marketing com especialização em Marketing Farmacêutico, é doutorando em Psicologia das Emoções. Desenvolveu carreira no campo do Marketing nos Laboratórios Alter, Jaba Recordati e Rubio, bem como na Clínica Viva, na Biolotus Biotechnology e no CaF. Tem na partilha do conhecimento a sua paixão pessoal.

Ponto de venda

Comunicação no ponto de vendas

Montras e Layout

Ações no ponto de venda e fora dele

Iniciativas diferenciadoras

Poder das relações pessoais

  • Atendimento
  • Poder das perguntas
  • Alinhamento da ética com a venda

 

9 horas

António Hipólito de Aguiar

Farmacêutico, Mestre em Economia Internacional e Doutorado em sócio-Farmácia. Exerceu funções de gestão de marcas na indústria farmacêutica, sendo actualmente proprietário e Director Técnico de uma Farmácia em Lisboa. Autor de diversos livros (14) que versam, entre outras, temáticas ligadas à área do medicamento e de gestão e comunicação em farmácia comunitária, exerce igualmente docência universitária no curso de Ciências Farmacêuticas. Exerceu diversas funções associativas no âmbito de organizações profissionais como a Ordem dos Farmacêuticos e cooperativas de distribuição farmacêutica, desenvolvendo igualmente actividade de consultor e formador nas áreas de comunicação, gestão e marketing.

Fundamentos de racionalidade económica subjacente à decisão de investimento

O efeito financeiro do tempo / desvalorização temporal do capital

Fatores potenciadores da criação de valor

Análise financeira do projeto de marketing

  • Financiamento
  • Prazo vs. risco
  • Retorno do investimento

9 horas

Gonçalo Sousa Rodrigues

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, efetuou diversas formações complementares nas áreas financeira e fiscal.
Consultor de gestão, desde 1996, de várias empresas do setor farmacêutico, nomeadamente de multinacionais da indústria e farmácias de grupos empresariais e independentes.
Formador certificado com vasta experiência em monitorização de temas relacionados com a área fiscal, análise económica e financeira
e controlo de gestão.

Plano de Marketing: Conceito e Importância

Plano de Marketing e suas etapas

Objetivos de Marketing: Qualitativos e Quantitativos

Orçamentação

Execução prática de um Plano de Marketing

 

 

 

18 horas (+1h / grupo)

Nuno Albino Santos

Licenciado em Gestão e Marketing, MBA e Mestre em Marketing com especialização em Marketing Farmacêutico, é doutorando em Psicologia das Emoções. Desenvolveu carreira no campo do Marketing nos Laboratórios Alter, Jaba Recordati e Rubio, bem como na Clínica Viva, na Biolotus Biotechnology e no CaF. Tem na partilha do conhecimento a sua paixão pessoal.